Geral
México suspende exportação de petróleo para Cuba, que interrompe voos pela falta de combustível
Governo mexicano busca alternativas para apoiar Cuba sem sofrer sanções dos EUA, enquanto ilha enfrenta grave escassez de energia.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (9) a suspensão dos embarques de petróleo mexicano para Cuba. A medida ocorre enquanto o governo mexicano avalia formas de apoiar o país caribenho sem provocar represálias dos Estados Unidos. Desde o bloqueio dos EUA, o México havia se tornado o principal fornecedor de petróleo para Cuba, após a interrupção dos embarques venezuelanos em dezembro.
Apesar da suspensão temporária, o México informou no domingo o envio de dois navios da Marinha para Cuba, transportando mais de 800 toneladas de alimentos e itens de higiene. O governo segue analisando alternativas diplomáticas para retomar o fornecimento da commodity energética.
Diante da crise, autoridades de aviação cubanas alertaram companhias aéreas sobre a insuficiência de combustível para reabastecimento de aeronaves na ilha, intensificando as medidas de racionamento de energia em vigor no país.
Paralelamente, forças militares dos Estados Unidos abordaram um petroleiro sancionado no Oceano Índico, após monitoramento da embarcação desde o Mar do Caribe. A operação faz parte dos esforços americanos para pressionar a Venezuela, informou o secretário de Defesa, Pete Hegseth, nesta segunda-feira.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar