Geral
Anvisa emite alerta sobre uso de canetas emagrecedoras após mortes por pancreatite
Seis óbitos e mais de 200 casos suspeitos de problemas no pâncreas estão sob investigação; agência reforça cuidados com o uso dos medicamentos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta segunda-feira (9) um alerta sobre o uso de canetas emagrecedoras após a ocorrência de seis mortes por pancreatite no Brasil.
A relação direta entre os óbitos e a utilização dos medicamentos segue em investigação pela agência. Segundo informações do portal G1, o documento da Anvisa destaca o aumento de casos de pancreatite entre usuários dos medicamentos Mounjaro, Ozempic e Saxenda.
Além das seis mortes, outros 200 pacientes que apresentaram problemas no pâncreas e faziam uso das canetas emagrecedoras também terão seus quadros analisados.
O alerta da Anvisa inclui medicamentos que contêm os princípios ativos dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida — todos presentes em canetas registradas no Brasil.
A agência reforça que o uso desses medicamentos é desaconselhado para tratamentos que não estejam indicados em suas respectivas bulas.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar