Geral

Israel adverte EUA: pode atacar Irã sozinho se 'linha vermelha' for cruzada

Autoridades israelenses informam Washington sobre possível ação militar caso programa de mísseis iraniano avance

09/02/2026
Israel adverte EUA: pode atacar Irã sozinho se 'linha vermelha' for cruzada
Autoridades israelenses alertam os EUA sobre possível ataque ao Irã em caso de avanço no programa de mísseis. - Foto: © Foto / Ministério da Defesa do Irã

Israel alertou os Estados Unidos de que poderá agir sozinho contra o Irã, caso Teerã ultrapasse o limite considerado inaceitável para seu programa de mísseis balísticos. A informação foi divulgada pelo The Jerusalem Post, citando fontes do governo israelense.

“Dissemos aos americanos que nós próprios atacaremos se o Irã cruzar a linha vermelha, que marcamos para mísseis balísticos”, afirmou uma fonte do Ministério da Defesa de Israel ao jornal.

O periódico também destaca que autoridades israelenses classificam o programa de mísseis balísticos do Irã como uma ameaça existencial ao Estado de Israel.

Segundo o relatório, nas últimas semanas, as intenções de Israel de frustrar os avanços iranianos nesse setor foram comunicadas repetidamente aos militares dos EUA por diferentes canais. O The Jerusalem Post acrescenta ainda que os militares israelenses já elaboraram planos para operações que incluem ataques a instalações-chave de produção de mísseis.

Na última sexta-feira (6), delegações dos Estados Unidos e do Irã se reuniram na capital de Omã, Mascate, para tentar resolver impasses relacionados ao programa nuclear iraniano. O encontro, mediado pelo governo omanense, marcou a retomada das negociações diretas após meses de interrupção, motivada pela escalada do conflito entre Irã e Israel em junho de 2025.

Por Sputnik Brasil