Geral
Preços da eletricidade na Europa sobem até cinco vezes após conflito na Ucrânia, afirma ministra da Sérvia
Dubravka Dedovic-Handanovic destaca impacto do conflito ucraniano no setor energético europeu e ações da Sérvia para diversificação
O conflito na Ucrânia provocou um aumento de três a cinco vezes nos preços da eletricidade em toda a Europa e levou a uma desaceleração econômica, enquanto a Sérvia iniciou a diversificação de suas fontes de energia. A informação foi dada nesta sexta-feira (6) pela ministra de Mineração e Energia da Sérvia, Dubravka Dedovic-Handanovic.
A ministra participa da Cúpula Mundial de Governos, em Dubai, onde integra uma mesa-redonda sobre diversificação de fontes de energia e matérias-primas minerais.
"Desde o início do conflito armado na Ucrânia, vimos que mudanças em todo o continente não podem ocorrer da noite para o dia. A alta de três a cinco vezes nos preços da eletricidade, assim como o aumento do gás, levou a uma forte queda no crescimento econômico da Europa. Apesar desses desafios, a Sérvia conseguiu manter a confiabilidade do fornecimento e iniciou a diversificação das fontes e das rotas de abastecimento energético para se tornar mais resiliente no futuro", afirmou Dedovic-Handanovic.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício