Geral

Portugal mantém eleição no domingo mesmo após prolongar alerta de calamidade com tempestade

Governo português confirma segundo turno das eleições presidenciais apesar do estado de calamidade em 68 municípios causado pela tempestade Leonardo.

06/02/2026
Portugal mantém eleição no domingo mesmo após prolongar alerta de calamidade com tempestade
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A tempestade Leonardo, que vem castigando Espanha e Portugal, levou o governo português a decretar estado de calamidade em 68 municípios, conforme comunicado divulgado nesta sexta-feira, 6. Apesar do cenário adverso, o segundo turno das eleições presidenciais, previsto para domingo, está mantido.

Em vídeo publicado na rede social X, André Ventura, líder do partido de extrema-direita Chega, questionou se há condições para a realização do pleito e defendeu o adiamento da votação por uma semana, argumentando que se trata de "uma questão de igualdade entre todos os portugueses".

A Comissão Nacional de Eleições de Portugal, autoridade eleitoral do país, afirmou em nota nesta quinta-feira que a votação ocorrerá conforme o previsto. “A existência de estado de calamidade, avisos meteorológicos ou situações adversas de caráter geral não constitui, por si só, fundamento suficiente para o adiamento da votação ao nível comunal ou distrital”, esclareceu o órgão.

Em Portugal, uma pessoa morreu em decorrência da elevação das águas provocada pela tempestade Leonardo. Na Espanha, uma menina segue desaparecida após ser arrastada por um rio caudaloso. O fenômeno natural traz chuvas intensas e ventos fortes à Península Ibérica.

Na região da Andaluzia, sul da Espanha, cerca de 4.000 pessoas precisaram evacuar suas casas, e dezenas de estradas permanecem interditadas devido a inundações e deslizamentos de terra.

A agência meteorológica espanhola suspendeu o alerta máximo para o sul do país, mas alertou que outro sistema de tempestades é esperado para o fim de semana. Leonardo é a mais recente de uma série de tempestades que atingem a Espanha e Portugal nas últimas semanas.

Com informações da Associated Press