Geral
Turista argentina que fez gesto racista no Rio afirma estar 'morta de medo' após virar ré
Agostina Páez, acusada de injúria racial em Ipanema, tem prisão decretada e teme por seus direitos.
Agostina Páez, advogada argentina de 29 anos, teve a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e tornou-se ré por injúria racial. Em vídeo publicado no Instagram, Agostina relatou ter recebido a notificação da ordem de prisão por risco de fuga e afirmou estar "morta de medo" e "desesperada", temendo que o caso prejudique seus direitos.
"Neste momento, recebi a notificação de que há uma ordem de prisão preventiva para mim por perigo de fuga, sendo que tenho uma tornozeleira eletrônica e estou à disposição da Justiça desde o primeiro dia", declarou.
O episódio ocorreu no dia 14 de janeiro, quando Agostina foi denunciada por gestos racistas dirigidos a funcionários de um bar em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio (MPRJ), a turista estava acompanhada de duas amigas em um bar na Rua Vinícius de Moraes, quando discordou do valor da conta e chamou um funcionário de negro de forma ofensiva, com intenção discriminatória.
Durante as investigações, a Justiça determinou a apreensão do passaporte da ré e o uso de tornozeleira eletrônica como medidas cautelares.
A promotoria solicitou a conversão dessas medidas em prisão preventiva, justificando a decisão pelo "desprezo pelas normas legais e sociais, bem como baixa aderência a comandos de contenção" por parte da acusada.
"Embora tenham sido impostas medidas cautelares diversas da prisão, inclusive o monitoramento eletrônico, tais providências não se mostram suficientes para neutralizar o perigo processual existente", destacou o MPRJ.
Agostina foi filmada imitando gestos de macaco para um atendente do Barzin Ipanema. Ao deixar o local, teria repetido os gestos considerados racistas contra outros três funcionários do estabelecimento, conforme aponta a denúncia.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício