Geral

Presidente do Fed de Atlanta destaca otimismo cauteloso e defende política monetária restritiva

Raphael Bostic avalia que inflação segue elevada e recomenda cautela nas decisões do banco central americano

06/02/2026
Presidente do Fed de Atlanta destaca otimismo cauteloso e defende política monetária restritiva
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O presidente do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, da região de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou em entrevista à Bloomberg TV nesta sexta-feira, 6, que percebe um cenário de "otimismo cauteloso" em seu distrito. Segundo ele, esse sentimento indica que o desempenho observado na segunda metade de 2025 pode se estender ao longo de 2026.

Bostic ressaltou a importância de manter uma política monetária modestamente restritiva para que a inflação retorne à meta de 2%. Ele destacou que apenas em abril ou maio os dados econômicos deverão oferecer sinais mais claros sobre os rumos da economia.

O dirigente reforçou a necessidade de que as decisões do Fed sejam baseadas em dados, mas ponderou que, diante do cenário atual, talvez seja preciso considerar também informações não oficiais para orientar a política monetária.

Na avaliação de Bostic, a inflação permanece "muito alta há muito tempo", enquanto o mercado de trabalho apresenta instabilidade devido a mudanças estruturais na economia. "As empresas têm evitado contratar profissionais em início de carreira", observou.

Apesar dos desafios, o presidente do Fed de Atlanta destacou que o setor empresarial ainda enxerga potencial de crescimento econômico.

Ao ser questionado sobre Kevin Warsh, indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para assumir o comando do Fed com a saída programada de Jerome Powell em maio, Bostic afirmou que "não tem ideia" do que Warsh quer dizer com uma "mudança de regime" no banco central. Ele aproveitou para elogiar Powell: "Powell é excelente, considero-o um amigo, muito transparente. Seu legado será muito positivo e é triste vê-lo partir", concluiu.