Geral

Rússia e EUA concordam em iniciar diálogo sobre novo acordo nuclear após fim do New START

Negociadores dos dois países discutem retomada do controle de armas e possibilidade de envolver a China em futuros pactos.

06/02/2026
Rússia e EUA concordam em iniciar diálogo sobre novo acordo nuclear após fim do New START
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Negociadores russos e norte-americanos discutiram a expiração do último tratado de armas nucleares vigente entre ambos os países e concordaram sobre a necessidade de iniciar rapidamente novas conversas sobre controle de armas, informou o Kremlin nesta sexta-feira, 6.

O tratado New START expirou na quinta-feira, 5, deixando os dois maiores arsenais atômicos do mundo sem limitações formais pela primeira vez em mais de 50 anos, o que aumentou temores de uma possível corrida armamentista nuclear sem restrições.

Durante uma conferência sobre armas em Genebra, um diplomata sênior dos EUA afirmou que um futuro pacto nuclear deveria incluir a China e reiterou acusações de que Pequim estaria conduzindo testes nucleares de forma encoberta.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou estar disposto a manter os limites do tratado por mais um ano, caso Washington concorde. No entanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, desconsiderou a oferta e defendeu a inclusão da China em um novo acordo, proposta já rejeitada por Pequim.

“Em vez de estender o ‘NEW START’ (um acordo mal negociado pelos Estados Unidos que, além de tudo, está sendo grosseiramente violado), deveríamos fazer com que nossos especialistas nucleares trabalhassem em um novo tratado, melhorado e modernizado, que possa durar por muito tempo no futuro”, publicou Trump na quinta-feira na Truth Social.

As discussões entre russos e norte-americanos ocorreram nos Emirados Árabes Unidos, onde também foram realizadas conversas sobre um acordo de paz na Ucrânia, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Há um entendimento, e eles falaram sobre isso em Abu Dhabi, de que ambas as partes adotarão posições responsáveis e reconhecem a necessidade de iniciar as conversas o quanto antes”, afirmou Peskov.

Questionado sobre informações de que teria sido discutido um possível acordo informal para manter os limites do tratado por mais seis meses, Peskov ressaltou que qualquer extensão precisa ser formalizada. “Obviamente, suas disposições só podem ser estendidas de maneira formal. É difícil imaginar uma extensão informal nesta área”, declarou.

Moscou considera negativa a expiração do tratado e lamenta o ocorrido, mas Peskov enfatizou que, caso haja respostas construtivas, a Rússia está aberta ao diálogo.

Apesar do fim do New START, EUA e Rússia concordaram na quinta-feira em restabelecer o diálogo militar de alto nível, após reunião entre autoridades dos dois países em Abu Dhabi, informou o comando militar dos EUA na Europa.

Esse canal de comunicação estava suspenso desde 2021, quando as relações entre Moscou e Washington se deterioraram, especialmente após o envio de tropas russas para a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Provisões do New START

Assinado em 2010 pelos então presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev, o New START era o último de uma série de acordos iniciados em 1972 para limitar os arsenais nucleares de Moscou e Washington.

Trump já havia sinalizado interesse em manter limites sobre armas nucleares, mas condicionou a assinatura de um novo tratado à participação da China. Fonte: Associated Press*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.