Geral

Taxa de juros no Reino Unido pode cair ainda mais, indica economista-chefe do BoE

Huw Pill afirma que novos cortes dependem da evolução da inflação, mas destaca cenário de incerteza

06/02/2026
Taxa de juros no Reino Unido pode cair ainda mais, indica economista-chefe do BoE
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill, sinalizou que a taxa básica de juros do Reino Unido pode ser reduzida ainda mais nos próximos meses. Segundo Pill, as evidências atuais apontam para um cenário de possível afrouxamento, mas as próximas decisões devem ser tomadas com cautela devido à complexidade do contexto econômico.

“A política monetária está sendo utilizada para garantir que a inflação CPI não apenas atinja 2%, mas também se mantenha de forma sustentável nesse patamar no médio prazo, o que envolve equilibrar os riscos associados”, explicou Pill em coletiva de imprensa. Ele ressaltou que o grau de restrição monetária já diminuiu desde agosto de 2024 e lembrou que as decisões de juros são sempre tomadas sob incerteza, pois “o mundo é incerto”.

De acordo com o economista, o momento e a extensão de eventuais novos cortes dependerão da evolução das perspectivas inflacionárias. Pill destacou que os dados mais recentes sobre intenções salariais indicam que o processo de desinflação está em andamento, embora ainda não concluído, e afirmou que o comitê do BoE não está “muito longe do caminho certo” para atingir a meta sustentável de 2% de inflação.

Pill também avaliou como positiva a queda antecipada da inflação para a meta e observou que o mercado de trabalho apresentou melhora nos últimos meses. O crescimento do setor privado, segundo ele, é moderado, porém positivo.

Por fim, o economista-chefe ponderou que as revisões nas projeções econômicas foram pequenas, considerando os padrões históricos, e recomendou cautela ao interpretar as alterações nas perspectivas de crescimento divulgadas em fevereiro pelo BoE, diante do cenário de incerteza.