Geral
Turista argentina Agostina Páez tem prisão decretada por injúria racial no Rio
Advogada é acusada de ofender funcionários de bar em Ipanema e teve prisão preventiva decretada pelo TJ-RJ após gestos racistas.
A advogada argentina Agostina Páez, de 29 anos, teve a prisão decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e passou à condição de ré por injúria racial. Ela é acusada de praticar gestos racistas contra funcionários de um bar em Ipanema, na zona sul do Rio, no dia 14 de janeiro.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), Agostina estava acompanhada de duas amigas em um bar na Rua Vinícius de Moraes, quando discordou do valor da conta e, de forma ofensiva, chamou um funcionário do local de "negro", com o intuito de discriminá-lo e inferiorizá-lo por sua raça e cor.
Em vídeo publicado no Instagram, Agostina declarou ter recebido a notificação da ordem de prisão preventiva por risco de fuga e afirmou temer que o vídeo prejudique seus direitos. "Estou morta de medo e desesperada", disse a turista.
"Neste momento, recebi a notificação de que há uma ordem de prisão preventiva para mim por perigo de fuga, sendo que uso tornozeleira eletrônica e estou à disposição da Justiça desde o primeiro dia", afirmou.
No curso das investigações, a Justiça do Rio determinou a apreensão do passaporte da argentina e o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica.
A Promotoria do MP-RJ solicitou a conversão das medidas cautelares em prisão preventiva, alegando "desprezo pelas normas legais e sociais, bem como baixa aderência a comandos de contenção".
"Embora tenham sido impostas medidas cautelares diversas da prisão, inclusive o monitoramento eletrônico, tais providências não se mostram suficientes para neutralizar o perigo processual existente", justificou o MP-RJ.
Agostina foi flagrada em vídeo imitando gestos de macaco para um atendente do Barzin Ipanema. Ao sair do estabelecimento, repetiu os gestos considerados racistas em direção a outros três funcionários, conforme descrito na denúncia.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício