Geral

Omã confirma mediação de conversas indiretas entre EUA e Irã sobre programa nuclear

Encontros diplomáticos buscaram criar condições para retomada das negociações nucleares entre Teerã e Washington.

06/02/2026
Omã confirma mediação de conversas indiretas entre EUA e Irã sobre programa nuclear
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Ministério das Relações Exteriores de Omã confirmou nesta sexta-feira (6) que atuou como mediador em conversas indiretas entre o Irã e os Estados Unidos sobre o programa nuclear iraniano.

De acordo com as informações divulgadas, o ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr al-Busaidi, realizou reuniões separadas com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, e posteriormente com o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, além de Jared Kushner, genro do então presidente norte-americano Donald Trump.

“As consultas se concentraram em preparar as circunstâncias adequadas para retomar as negociações diplomáticas e técnicas, garantindo a importância dessas negociações, à luz da determinação das partes em assegurar seu sucesso na obtenção de segurança e estabilidade sustentáveis”, informou o comunicado do governo omanita.

Até o momento, não houve comentários oficiais dos representantes iranianos ou americanos. Jornalistas da Associated Press relataram a presença de delegações iranianas em um palácio nos arredores de Mascate, capital de Omã, próximo ao aeroporto internacional.

Fonte: Associated Press. Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.