Geral
Omã confirma mediação de conversas indiretas entre EUA e Irã sobre programa nuclear
Encontros diplomáticos buscaram criar condições para retomada das negociações nucleares entre Teerã e Washington.
O Ministério das Relações Exteriores de Omã confirmou nesta sexta-feira (6) que atuou como mediador em conversas indiretas entre o Irã e os Estados Unidos sobre o programa nuclear iraniano.
De acordo com as informações divulgadas, o ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr al-Busaidi, realizou reuniões separadas com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, e posteriormente com o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, além de Jared Kushner, genro do então presidente norte-americano Donald Trump.
“As consultas se concentraram em preparar as circunstâncias adequadas para retomar as negociações diplomáticas e técnicas, garantindo a importância dessas negociações, à luz da determinação das partes em assegurar seu sucesso na obtenção de segurança e estabilidade sustentáveis”, informou o comunicado do governo omanita.
Até o momento, não houve comentários oficiais dos representantes iranianos ou americanos. Jornalistas da Associated Press relataram a presença de delegações iranianas em um palácio nos arredores de Mascate, capital de Omã, próximo ao aeroporto internacional.
Fonte: Associated Press. Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício