Geral

Petrobras adquire participação em bloco exploratório na República da Namíbia

Estatal brasileira retorna à Namíbia e fortalece parcerias estratégicas para ampliar reservas de petróleo e gás

06/02/2026
Petrobras adquire participação em bloco exploratório na República da Namíbia
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (6) a aquisição de 42,5% de participação no Bloco 2613, situado na área offshore da República da Namíbia, África. A operação foi realizada em parceria com a TotalEnergies, que também adquiriu 42,5% e será a operadora do bloco. Os valores envolvidos na transação não foram divulgados.

O movimento representa o retorno da estatal brasileira ao país africano e está alinhado à sua estratégia de longo prazo, que visa diversificar o portfólio e recompor as reservas de petróleo e gás, explorando novas fronteiras e fortalecendo parcerias estratégicas.

As participações foram adquiridas da Eight Offshore Investment Holdings e da Maravilla Oil & Gas. Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras informou que, após a conclusão da transação, a Eight permanecerá com 5% do bloco, enquanto a Maravilla deixará de participar do ativo.

Com isso, a composição do consórcio do Bloco 2613 passa a ser: Petrobras (42,5%), TotalEnergies (42,5%), Eight (5%) e Namcor Exploration and Production (PTY) Ltd — empresa estatal do governo da Namíbia, com 10%.

De acordo com a Petrobras, o bloco está localizado na Bacia de Lüderitz e abrange uma área de aproximadamente 11 mil km² na costa da Namíbia.

A companhia ressaltou que a transação seguiu todos os trâmites de governança corporativa e está em conformidade com o Plano de Negócios 2026-2030.

A conclusão da operação depende do cumprimento de condições precedentes, incluindo aprovações governamentais e regulatórias, especialmente do Ministério da Indústria, Minas e Energia da Namíbia.