Geral

Irã consulta Rússia e China antes de negociações com Washington, diz fonte

Teerã busca apoio de Moscou e Pequim antes de encontro com representantes dos EUA sobre programa nuclear.

05/02/2026
Irã consulta Rússia e China antes de negociações com Washington, diz fonte
Irã consulta Rússia e China antes de negociações nucleares com os EUA, buscando apoio estratégico. - Foto: © Depositphotos.com / Kachura Oleg

Teerã está em diálogo com Moscou e Pequim antes de iniciar negociações com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear, informou uma fonte iraniana à Sputnik.

"O Irã está seriamente empenhado em encontrar uma solução que contemple os interesses de todas as partes, especialmente dos países da região. Para isso, está promovendo consultas com atores regionais, Rússia e China, apesar das pressões de grupos radicais próximos a Israel, que dificultam o processo", afirmou a fonte.

Na sexta-feira (6), o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, devem se reunir em Omã para discutir questões nucleares. O encontro foi confirmado pelo chanceler iraniano nesta quinta-feira (5).

Em janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que uma "enorme armada" estava a caminho do Irã e expressou esperança de que Teerã aceitasse negociar e assinar um acordo "justo e equitativo" que previsse o abandono completo das armas nucleares.

Trump também advertiu que, caso não haja um acordo sobre o programa nuclear iraniano, qualquer ataque futuro dos EUA ao país seria "muito pior" do que os anteriores.

Por Sputnik Brasil