Geral
Governo de SP veta projeto que previa dispensa de aulas no Dia dos Professores
Proposta aprovada na Alesp previa folga para alunos e profissionais da educação em 15 de outubro, mas foi barrada por descumprir plano estadual e invadir competência do Executivo.
O governo do Estado de São Paulo vetou integralmente o projeto de lei 731/2024, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que previa a dispensa de alunos, professores e profissionais da educação no dia 15 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última terça-feira, 4. O projeto havia sido aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em dezembro de 2025 e permitia a suspensão das atividades escolares nas redes pública e privada, tanto estaduais quanto municipais.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o texto do projeto não está alinhado ao Plano Estadual de Educação. A pasta ressaltou que a prioridade é garantir o cumprimento do mínimo de 200 dias letivos e da carga horária anual exigida para os diferentes níveis e modalidades de ensino.
O governo paulista também argumentou que a proposta invade a competência exclusiva do Poder Executivo estadual. Conforme decisões consolidadas do Supremo Tribunal Federal (STF), normas relativas à organização e funcionamento da administração pública são prerrogativas do Executivo.
Origem da data
O Dia dos Professores é celebrado em 15 de outubro. A comemoração começou em 1947, no Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo, quando professores buscaram uma pausa para descanso durante o segundo semestre letivo.
A celebração se espalhou para outras escolas, cidades e estados nos anos seguintes. A data também remete ao decreto de Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827, que instituiu o Ensino Elementar no Brasil.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício