Geral
Fitch: tensões geopolíticas obscurecem crescimento e investimento na Europa
Relatório da Fitch Ratings aponta cenário neutro para o crédito europeu, mas alerta para riscos crescentes devido a instabilidades internacionais
A perspectiva para o crédito europeu permanece amplamente neutra, mas o aumento das tensões geopolíticas — especialmente diante de possíveis mudanças na política externa dos Estados Unidos — eleva os riscos para o crescimento econômico e o investimento no continente, segundo novo relatório da Fitch Ratings.
No cenário base da Fitch, o crescimento econômico da zona do euro deve seguir estável. O equilíbrio das perspectivas de classificação líquida — diferença entre avaliações positivas e negativas — permanece próximo de zero tanto para emissores de grau de investimento quanto para emissores de alto rendimento. No entanto, observa-se um declínio constante no saldo positivo entre os emissores de alto rendimento nos últimos trimestres.
A agência projeta que as condições de crédito nos principais setores europeus — incluindo governos, finanças estruturadas, bancos e empresas — não devem apresentar mudanças materiais até 2025. “Revisamos diversas perspectivas de desempenho de setores e ativos europeus para ‘neutro’ em 2026, após resiliência diante de disrupções e crescimento econômico lento em 2025”, destaca o relatório.
Segundo a Fitch, as recentes tensões com Washington tendem a aumentar as pressões por gastos em defesa na Europa, o que pode acirrar os desafios para os esforços de consolidação fiscal em alguns países do bloco.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício