Geral
Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à Polícia Federal
Ministro do STF estipula prazo de 15 dias para governo do Rio de Janeiro entregar gravações da ação policial que resultou em 122 mortes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu o prazo de 15 dias para que o governo do Rio de Janeiro envie à direção da Polícia Federal (PF) as câmeras e imagens capturadas durante a Operação Contenção, realizada em outubro do ano passado nos complexos da Penha e do Alemão. A decisão foi assinada nesta quarta-feira (4).
Considerada a operação policial mais letal do Rio de Janeiro nos últimos anos, a Operação Contenção teve como objetivo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, conter o avanço do Comando Vermelho. Ao todo, 122 pessoas foram mortas durante a ação, entre elas cinco policiais.
Notícias relacionadas:
- ADPF das Favelas: entenda as medidas que foram determinadas pelo STF.
- Luto e fome: viúva tenta se reerguer após operação mais letal do Rio.
- CIDH discute com Cláudio Castro letalidade da Operação Contenção.
Conforme a decisão, os equipamentos e as imagens deverão ser submetidos à perícia da Polícia Federal, que ficará responsável por apresentar os laudos técnicos do trabalho realizado.
A determinação do ministro foi proferida no âmbito do processo conhecido como ADPF das Favelas (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 635), no qual o STF já estabeleceu diversas medidas para reduzir a letalidade das operações em comunidades do Rio de Janeiro.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar