Geral
Cidades adaptáveis: futuro possível nas metrópoles brasileiras?
Projeto AdaptAÇÃO busca fortalecer resiliência urbana diante de eventos climáticos extremos, contemplando municípios vulneráveis.
Com 87,4% da população brasileira vivendo em áreas urbanas, os efeitos das mudanças climáticas, como enchentes, secas, ondas de calor e elevação do nível do mar, impactam milhões de pessoas em todo o país.
Diante desse cenário, o debate sobre a adaptação das cidades ganha força. Após a COP30, o governo federal lançou o Projeto AdaptAÇÃO, liderado pelo Ministério das Cidades. A iniciativa visa ampliar a resiliência e a capacidade de adaptação dos territórios urbanos, além de garantir o direito à cidade.
Nesta fase inicial, ao menos 50 municípios considerados vulneráveis serão contemplados, com previsão de expansão para outros 90. Como essas ações podem contribuir para a adaptação das cidades? O Projeto AdaptAÇÃO será eficiente no enfrentamento dos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes?
Para discutir o tema, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Tainá de Paula, vereadora, arquiteta e secretária municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, e Gustavo Macedo de Mello Baptista, professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB). O debate está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício