Geral

Imigrantes-Anchieta adota sistema de pedágio eletrônico free flow a partir de julho

Novo modelo elimina paradas e divide valor do pedágio entre ida e volta para motoristas

05/02/2026
Imigrantes-Anchieta adota sistema de pedágio eletrônico free flow a partir de julho
Sistema Imigrantes-Anchieta terá pedágio eletrônico sem paradas a partir de julho

A Ecovias inicia neste sábado (7) a implantação do sistema de Pedágio Eletrônico, conhecido como free flow, no sistema Imigrantes-Anchieta, que conecta São Paulo ao litoral. A previsão é que o novo modelo entre em operação em 1º de julho.

O pedágio eletrônico dispensa a necessidade de parada dos motoristas, realizando a cobrança automaticamente por câmeras e sensores instalados em estruturas chamadas de pórticos.

Serão instalados dois pórticos, um em cada sentido da rodovia Anchieta. O primeiro, que começa a ser instalado neste sábado, ficará no km 33, no sentido São Paulo-litoral. O segundo, no sentido litoral-São Paulo, está previsto para o final de fevereiro.

Com a mudança, o pagamento também será alterado: atualmente, o usuário paga R$ 38,70 apenas na ida ao litoral. Com os dois pórticos, o valor será de R$ 19,35 em cada sentido.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

As estruturas físicas das praças de pedágio permanecerão nas rodovias para garantir a realização da Operação Comboio, que oferece segurança em dias de neblina intensa.

*Estagiário da Agência Brasil sob supervisão de Odair Braz Junior