Geral
Lula ressalta prioridade em fortalecer a democracia na Venezuela
Em entrevista ao UOL News, presidente destaca preocupação com a situação democrática e social no país vizinho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 5, que sua principal preocupação é o fortalecimento da democracia na Venezuela e a melhoria das condições de vida da população local. As declarações foram dadas em entrevista ao UOL News, ao comentar sobre sua viagem a Washington, prevista para a primeira semana de março, quando se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Ao ser questionado sobre possíveis ações para viabilizar o retorno de Nicolás Maduro e sua esposa à Venezuela, Lula respondeu: "Essa não é a preocupação principal. A preocupação principal é a seguinte: há possibilidade de fortalecer a democracia na Venezuela? (Há condições de) E o povo da Venezuela, 8 milhões e 400 mil pessoas que estão fora, voltarem para a Venezuela?"
O presidente acrescentou: "Há condições de fazer com que a democracia seja efetivamente respeitada na Venezuela e o povo possa participar ativamente? O que está em jogo é se vamos melhorar a vida do povo ou não. O que está em jogo é se vamos gerar empregos ou não. O que está em jogo é se a PDVSA vai voltar a produzir três milhões e setecentos mil barris de petróleo por dia", disse, referindo-se à petroleira estatal venezuelana.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício