Geral

Trump reafirma boas relações com governo da Venezuela e negocia com Irã

Presidente dos EUA destaca avanços diplomáticos com Caracas e confirma diálogo com Teerã em meio a tensões recentes.

05/02/2026
Trump reafirma boas relações com governo da Venezuela e negocia com Irã
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 5, que mantém boas relações com o novo governo da Venezuela e que negociações com o Irã estão em andamento. As declarações foram dadas após dias de tensão entre Washington e Teerã, envolvendo conversas previstas para esta sexta-feira.

“Não acho que já vi uma cooperação tão boa assim. Eles estavam com problemas econômicos sérios e está sendo ótimo para eles”, declarou Trump sobre o governo interino de Caracas. “Acho que eles nos aceitaram.” O presidente participou do evento religioso Café da Manhã Nacional de Oração, em Washington.

Sobre o Irã, Trump reiterou que as conversas continuam. Representantes dos dois países devem se reunir nesta sexta-feira, 6, em Omã, segundo o chanceler iraniano, Abbas Araghchi. O governo americano também confirmou o diálogo, após impasses recentes sobre o local e o formato das negociações.

Trump também comentou as eleições de meio de mandato deste ano, avaliando que, caso o Partido Republicano conquiste de 20 a 30 cadeiras na Câmara, seu governo terá “muitas facilidades”. O presidente ainda defendeu que a Suprema Corte dos EUA se posicione a favor do governo na questão das tarifas, tema que ainda aguarda julgamento pelo judiciário americano.

O mandatário classificou a continuidade da política tarifária como “fundamental” para os investimentos e negociações conduzidas pelos EUA. Segundo ele, o país não pretende mais investir no setor de energia eólica e criticou a postura de países europeus que mantêm esses investimentos.

“Eólicas são um jeito fácil de perder dinheiro. Os países europeus estão se autodestruindo com energia eólica e imigração e muitos deles não são mais reconhecíveis. Logo logo ficará impossível para eles”, afirmou Trump.