Geral

Tarcísio anuncia remanejamento de policiamento para bairros com mais furtos e roubos em SP

Mudança de estratégia ocorre após queda de crimes no centro e visa reforçar segurança em áreas com aumento de ocorrências.

05/02/2026
Tarcísio anuncia remanejamento de policiamento para bairros com mais furtos e roubos em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Foto: Reprodução / Instagram

O aumento de furtos e roubos em bairros mais afastados do centro levou o governo de São Paulo a revisar a estratégia de policiamento na capital, tradicionalmente concentrada na região central. Nesta quarta-feira (4), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que o efetivo de policiamento ostensivo será deslocado para bairros que apresentarem crescimento nos índices de criminalidade.

Segundo o governador, essa medida tornou-se viável após o desmantelamento da Cracolândia, área central conhecida pela concentração de usuários de drogas. Tarcísio também destacou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para ampliar o Smart Sampa, programa de monitoramento por câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. A reportagem entrou em contato com a prefeitura e aguarda retorno.

Em janeiro deste ano, uma série de assaltos a pedestres em ruas movimentadas do Tatuapé, zona leste, causou preocupação entre moradores. Já na terça-feira (3), um assalto a residência no Morumbi, zona sul, resultou em perseguição e troca de tiros entre policiais e criminosos na avenida Faria Lima, com quatro suspeitos baleados e um morto.

Tarcísio não citou bairros específicos, mas ressaltou a necessidade de acompanhar os indicadores e observar a "mancha criminal". "Lá atrás, tínhamos a necessidade de combater a questão da Cracolândia e o tráfico de drogas no centro, criando várias unidades de policiamento na região. Agora, o foco é monitorar outras áreas onde o crime cresce e deslocar o efetivo conforme necessário", afirmou.

Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) apontam que o Capão Redondo, zona sul, registrou o maior número de assaltos em 2025 pelo segundo ano consecutivo, embora com redução em relação a 2024. O Campo Limpo, também na zona sul, aparece em segundo lugar, igualmente com queda nos registros.

Tarcísio destacou que, desde o início de sua gestão, os índices de criminalidade no centro caíram quase 60%, mas alertou para a dinâmica do crime. "Precisamos estar atentos aonde o crime migra. Agora, vamos olhar para outras regiões", disse.

Segundo a SSP, roubos e furtos a residências diminuíram em toda a cidade: foram 4,2 mil casos no último ano, ante 5,4 mil entre janeiro e dezembro de 2024.

O governador garantiu que o centro não ficará desprotegido com o remanejamento do policiamento e minimizou o risco de recrudescimento da Cracolândia. "Conseguimos estabelecer unidades lá e combater a grande chaga que era a Cracolândia. Não vamos descobrir um santo para cobrir outro", declarou.

Ampliação do programa Smart Sampa

Tarcísio informou que o governo estadual vai cofinanciar a expansão do Smart Sampa, maior sistema de monitoramento virtual da América Latina, implantado na gestão de Ricardo Nunes (MDB). "Entendemos que só ampliar o efetivo não basta, é preciso investir em tecnologia também", afirmou.

De acordo com o governador, a ampliação é imediata: "Vamos ter um quartel-general integrado entre prefeitura e Estado para compartilhar informações com mais rapidez e deslocar o policiamento para regiões com aumento de criminalidade".

Tarcísio também comentou sobre o reassentamento da Favela do Moinho, último assentamento precário do centro, entre Campos Elíseos e Bom Retiro, que servia de abrigo para traficantes ligados ao PCC. Segundo ele, 858 famílias já foram realocadas e as demolições começaram. "O Moinho vai muito bem. Entendo que o projeto é fundamental no contexto da segurança pública", concluiu.