Geral

Banco Central Europeu mantém juros estáveis pela quinta vez consecutiva

Decisão do BCE reflete estabilidade econômica e inflação abaixo da meta na zona do euro

05/02/2026
Banco Central Europeu mantém juros estáveis pela quinta vez consecutiva
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter inalteradas suas principais taxas de juros pela quinta vez seguida nesta quinta-feira, 5. A medida ocorre em meio à estabilidade das perspectivas econômicas, com a inflação da zona do euro ligeiramente abaixo da meta oficial e a economia operando próxima ao seu potencial.

Após a reunião de política monetária, o BCE manteve a taxa de depósito em 2%, a de refinanciamento em 2,15% e a de empréstimos em 2,40%. A decisão veio em linha com as expectativas de analistas consultados pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Antes de interromper o ciclo de relaxamento monetário, em julho do ano passado, o BCE havia reduzido os juros em oito oportunidades, num processo iniciado em meados de 2024.

A manutenção dos custos dos empréstimos ocorre após dados preliminares da Eurostat indicarem que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro desacelerou para 1,7% em janeiro, afastando-se ainda mais da meta de 2% do BCE, após registrar 1,9% em dezembro.

Especialistas apontam que, para as próximas decisões, o BCE deverá monitorar a força do euro, os possíveis impactos sobre a inflação e o cenário internacional, especialmente diante das ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.