Geral

EUA descartam instalação de mísseis balísticos na Groenlândia por desafios climáticos

Especialista russo aponta que condições árticas inviabilizam operação de silos militares norte-americanos na ilha dinamarquesa.

Por Sputnik Brasil 05/02/2026
EUA descartam instalação de mísseis balísticos na Groenlândia por desafios climáticos
Clima extremo impede instalação de silos de mísseis balísticos dos EUA na Groenlândia, diz especialista. - Foto: © AP Photo / Evgeniy Maloletka

Os Estados Unidos não conseguirão garantir o funcionamento adequado de silos para mísseis balísticos na Groenlândia devido às condições climáticas extremas da região ártica, afirmou à Sputnik o especialista militar russo Aleksei Leonkov.

Segundo o especialista, o clima rigoroso da Groenlândia impede a construção convencional de uma base militar equipada com silos de mísseis balísticos, tornando indispensável o uso de tecnologias específicas para viabilizar toda a infraestrutura necessária.

Leonkov lembrou que, na década de 1970, os norte-americanos tentaram estabelecer uma base militar para lançamentos de mísseis balísticos na ilha dinamarquesa, chegando a progredir no projeto.

No entanto, após anos de tentativas, os militares dos EUA concluíram que, por conta das adversidades climáticas e outros fatores, não seria possível garantir o funcionamento impecável dos silos lançadores de mísseis balísticos.

"É muito difícil com as condições climáticas lá, então as chamadas tecnologias árticas são necessárias", destacou Leonkov.

O especialista acrescentou ainda que a Groenlândia, atualmente, não dispõe de infraestrutura adequada para a instalação de sistemas antimísseis.

Apesar disso, Leonkov sugeriu que os Estados Unidos poderiam implantar na ilha um sistema de alerta precoce para detecção de voos de mísseis balísticos, além de estabelecer mecanismos de detecção de submarinos.

A Groenlândia integra o Reino da Dinamarca. Apesar disso, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em diversas ocasiões que a ilha deveria integrar o território norte-americano.

Tanto as autoridades dinamarquesas quanto as da Groenlândia já advertiram Washington contra qualquer tentativa de anexação, ressaltando a expectativa de respeito à integridade territorial da ilha.

No final de janeiro, Trump declarou em entrevista à Fox Business que, segundo acordo com a Groenlândia, os EUA poderiam instalar quantas bases e equipamentos julgassem necessários na ilha.