Geral
Comissão Europeia isenta Apple Ads e Apple Maps da Lei de Mercados Digitais
Braço executivo da União Europeia conclui que serviços não atuam como intermediários relevantes entre empresas e usuários finais.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 5, a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), anunciou que o serviço de publicidade online Apple Ads e o serviço de localização Apple Maps, ambos da Apple, não serão enquadrados nas exigências da Lei dos Mercados Digitais (DMA).
Segundo a nota oficial, a decisão foi tomada após a notificação enviada pela Apple em 27 de novembro de 2025, na qual a empresa apresentou argumentos justificando que tais serviços não se enquadram como "importantes intermediários entre usuários empresariais e usuários finais".
Após analisar os argumentos, a Comissão concluiu que a Apple não exerce papel de intermediária relevante nesses serviços, pois nem o Apple Ads nem o Apple Maps são considerados canais significativos para que empresas alcancem consumidores finais.
"Esta avaliação leva em conta diversos fatores, entre eles o uso relativamente baixo do Apple Maps na União Europeia e a escala bastante limitada do Apple Ads no setor de publicidade online europeu", detalha o comunicado.
A Comissão Europeia afirmou ainda que continuará monitorando o mercado e poderá reavaliar sua decisão caso ocorram mudanças significativas nos serviços.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício