Geral

Operação “Conto do Bilhete Premiado” prende estelionatários no aeroporto de Maceió

Grupo criminoso, acusado de aplicar golpes na capital alagoana, foi capturado no momento em que tentava deixar o estado com destino a São Paulo

Redação 05/02/2026
Operação “Conto do Bilhete Premiado” prende estelionatários no aeroporto de Maceió
- Foto: Ascom PCAL

A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (5), a Operação “Conto do Bilhete Premiado”, com foco no combate a crimes de estelionato praticados por uma organização criminosa itinerante que vinha atuando em Maceió. A ação resultou na prisão de suspeitos no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, no exato momento em que tentavam fugir do estado.

De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Estelionatos, os criminosos aplicavam golpes clássicos conhecidos como “conto do bilhete premiado”, enganando vítimas com promessas de prêmios falsos e causando prejuízos financeiros significativos. Após a identificação dos suspeitos e o monitoramento da movimentação do grupo, a Polícia Civil conseguiu interceptá-los antes do embarque para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A operação foi coordenada pelos delegados Dalberth Pinheiro e Michelly Santos e contou com uma ampla força-tarefa envolvendo diferentes unidades policiais. Participaram da ação equipes da DPTUR – Aeroporto, da DRACCO, por meio da unidade de Capturas, do setor de Inteligência da PCAL, do Planejamento Operacional, além do Núcleo de Polícia Aeroportuária da Polícia Federal. Também houve cooperação interestadual da Delegacia de Defraudações da Polícia Civil da Paraíba (PCPB), do setor de Inteligência da Delegacia Regional de Passo Fundo e do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), ambos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

“O trabalho integrado reforça que a cooperação entre as forças de segurança pública é sempre exitosa no enfrentamento à criminalidade, especialmente contra grupos que atuam de forma interestadual”, destacou o delegado Dalberth Pinheiro.

Como resultado da operação, quatro pessoas foram presas em flagrante, outros três mandados de prisão foram cumpridos e diversos dispositivos eletrônicos foram apreendidos. Os materiais recolhidos devem auxiliar no aprofundamento das investigações e na identificação de possíveis outras vítimas e envolvidos no esquema criminoso.