Geral

Medvedev critica postura dos EUA diante do avanço multipolar no mundo

Vice-presidente do Conselho de Segurança russo acusa Washington de distorcer a transição para um sistema internacional multipolar e ampliar sua influência de forma comparável a práticas coloniais.

05/02/2026
Medvedev critica postura dos EUA diante do avanço multipolar no mundo
Dmitry Medvedev critica influência dos EUA na formação de um sistema mundial multipolar. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação da Rússia, criticou a postura dos Estados Unidos em relação à consolidação de um mundo multipolar. Segundo Medvedev, os estrategistas da Casa Branca interpretam de forma distorcida o processo de formação de um sistema internacional multipolar.

De acordo com o dirigente russo, Washington estaria tentando usar a transição para a multipolaridade como pretexto para expandir sua esfera de influência, de maneira semelhante às práticas coloniais do século XIX. "Ninguém contesta a existência de certos interesses e limites estratégicos do poder transatlântico, que se estendem muito além das fronteiras físicas. Já escrevi sobre isso. Contudo, transformar um hemisfério inteiro no notório 'quintal' [...] é um truque bastante perigoso, de consequências imprevisíveis", afirmou Medvedev.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram

Por Sputnik Brasil