Geral
Nipah: quais as chances de o vírus detectado na Índia causar uma nova pandemia?
Especialistas avaliam riscos do vírus transmitido por morcegos e suas chances de provocar uma crise global como a da Covid-19.
Nipah: quais as chances de o vírus detectado na Índia causar uma nova pandemia? O recente surto na Índia, provocado por um vírus transmitido por morcegos e considerado altamente letal, reacendeu o temor entre brasileiros sobre a possibilidade de uma nova pandemia, semelhante à do coronavírus no início da década.
De acordo com a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), a taxa de mortalidade do vírus Nipah pode chegar a 75%. No entanto, em entrevista à Sputnik Brasil, o especialista Ivo Castelo Branco Coelho destacou que as chances de uma pandemia global são baixas, já que o Nipah apresenta uma taxa de infecção reduzida.
O vírus Nipah foi identificado pela primeira vez na Malásia, em 1999, e é associado a uma espécie de morcego comum na Ásia e Oceania. Apesar de não haver morcegos da espécie raposa-voadora no Brasil, a transmissão também pode ocorrer por meio da ingestão de alimentos contaminados, contato direto com pessoas infectadas ou superfícies, embora esses casos sejam raros.
Para Coelho, conter a disseminação de vírus como o Nipah exige um conjunto de mecanismos de controle, envolvendo equipes multidisciplinares e investimentos. “Para controlar algo assim, é necessário mobilizar a saúde pública, órgãos de controle e atendimento. É fundamental o envolvimento político para garantir diagnóstico e atendimento, o que demanda recursos, capacitação de profissionais e educação da população”, ressalta o especialista.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro