Geral

Cooperação com Rússia se intensifica após lançamento do satélite Khayyam, afirma chefe da agência espacial do Irã

Hossein Salarieh destaca avanços na parceria tecnológica entre Irã e Rússia após missão bem-sucedida do satélite Khayyam

Sputinik Brasil 03/02/2026
Cooperação com Rússia se intensifica após lançamento do satélite Khayyam, afirma chefe da agência espacial do Irã
Satélite Khayyam marca nova fase na cooperação espacial entre Irã e Rússia, destaca agência iraniana. - Foto: © AP Photo / Ministério da Defesa do Irã

A cooperação espacial entre Irã e Rússia ganhou novo fôlego nos últimos anos, especialmente após o desenvolvimento e o lançamento do satélite Khayyam, destacou Hossein Salarieh, chefe da Agência Espacial Iraniana, nesta terça-feira (3).

“Um dos países com os quais mantemos colaboração no setor espacial é a Rússia. Nos últimos anos, principalmente após a criação e lançamento do satélite Khayyam, nossa parceria com os russos se expandiu”, afirmou Salarieh, em resposta a um correspondente da Sputnik em Teerã.

Segundo o dirigente, “nos últimos anos, diversos satélites iranianos foram colocados em órbita por veículos de lançamento russos, e essa cooperação segue ativa conforme nossa indústria espacial evolui. Atualmente, temos vários satélites em construção, previstos para serem lançados tanto por foguetes nacionais quanto estrangeiros, fortalecendo nosso avanço nesse campo”.

O satélite Khayyam foi desenvolvido por especialistas russos em um centro na província iraniana de Semnan e lançado em 2022 a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, utilizando o foguete Soyuz-2.1b acoplado ao bloco de aceleração Fregat.

Esses satélites têm como objetivo principal a pesquisa científica e tecnológica, com destaque para comunicação, medição de radiação eletromagnética, sensoriamento remoto da Terra e monitoramento ambiental.

O programa espacial iraniano teve início nos anos 2000, utilizando o míssil terra-ar Shahab-4 como base para o desenvolvimento de um lançador próprio de satélites. Em 2009, Teerã inaugurou a base de lançamento de Semnan, no norte do país.