Geral

Rússia bombardeia Ucrânia com drones e mísseis um dia antes das negociações de paz planejadas

Ataque noturno atinge infraestrutura energética e deixa feridos em várias cidades ucranianas

03/02/2026
Rússia bombardeia Ucrânia com drones e mísseis um dia antes das negociações de paz planejadas
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Rússia realizou um intenso ataque noturno contra a Ucrânia, no que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou nesta terça-feira, 3, como um "compromisso quebrado" de suspender ataques à infraestrutura energética, justamente na véspera de novas negociações de paz.

Segundo Zelensky, o bombardeio envolveu centenas de drones e um recorde de 32 mísseis balísticos, deixando pelo menos 10 pessoas feridas em cidades como Kiev, Kharkiv e Dnipro. O principal alvo foi a rede elétrica, parte da estratégia que, de acordo com o governo ucraniano, visa privar a população civil de luz, aquecimento e água corrente durante o inverno mais rigoroso em anos.

“Aproveitar os dias mais frios do inverno para aterrorizar as pessoas é mais importante para a Rússia do que a diplomacia”, afirmou Zelensky.

O Secretário-Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, esteve em Kiev em sinal de apoio. Ele destacou que os ataques noturnos aumentam as dúvidas sobre as intenções de Moscou na véspera das negociações, classificando-os como “um sinal realmente ruim”.

Fonte: Associated Press.

Conteúdo traduzido com o auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.