Geral

Menos de 10% dos groenlandeses veem vantagens em adesão aos Estados Unidos

Pesquisa mostra rejeição ampla à ideia de incorporação da ilha ao território norte-americano e temor de intervenção militar.

Por Sputinik Brasil 03/02/2026
Menos de 10% dos groenlandeses veem vantagens em adesão aos Estados Unidos
Apenas 8% dos groenlandeses apoiam adesão da ilha aos EUA, segundo pesquisa divulgada pelo Copenhagen Post. - Foto: © AP Photo / Evgeniy Maloletka

Levantamento realizado na Groenlândia aponta que menos de 10% da população acredita que uma eventual adesão do território aos Estados Unidos traria benefícios para a ilha. Além disso, a maioria dos entrevistados demonstra preocupação com a possibilidade de Washington recorrer ao uso da força militar para assumir o controle do território.

A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (3) pelo jornal Copenhagen Post, revela que apenas 8% dos groenlandeses consideram vantajosa a incorporação aos EUA, enquanto 76% manifestaram opinião contrária.

"Embora existam algumas diferenças regionais, a mensagem é absolutamente clara: quase quatro em cada cinco moradores da Groenlândia dizem 'não' à adesão aos Estados Unidos", afirmou o sociólogo Sune Steffen Hansen, responsável pelo estudo.

O levantamento também aponta que 54% dos entrevistados disseram estar preocupados com a possibilidade de os EUA utilizarem força militar para estabelecer controle sobre a ilha, enquanto 40% afirmaram não temer esse cenário.

A pesquisa foi realizada entre 16 e 28 de janeiro, com a participação de 610 groenlandeses maiores de idade. A margem de erro é de aproximadamente quatro pontos percentuais.

Apesar de a Groenlândia integrar o Reino da Dinamarca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem declarado repetidamente que a ilha deveria se tornar parte do país. Autoridades dinamarquesas e groenlandesas já alertaram Washington contra qualquer tentativa de tomada do território, ressaltando a expectativa de respeito à sua integridade territorial.

No último fim de semana, Trump afirmou que as negociações sobre o controle norte-americano do território começaram e já resultaram em acordo sobre muitas questões. "Iniciamos uma negociação e acho que já está praticamente acertada", disse Trump a repórteres ao ser questionado se havia discutido a questão da Groenlândia com líderes europeus.