Geral
México se oferece para mediar tensões entre EUA e Cuba, diz presidente
Presidente Claudia Sheinbaum afirma que país está pronto para promover diálogo entre Washington e Havana caso haja consentimento mútuo.
O México está disposto a atuar como mediador nas tensões entre os Estados Unidos e Cuba, caso ambos os países concordem com a iniciativa. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (3) pela presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.
"O México [...], na melhor tradição de nossa diplomacia e política externa, sempre estará disposto a apoiar a soberania dos povos e o diálogo para a solução pacífica de conflitos", destacou Sheinbaum.
Segundo o vice-chanceler cubano, Carlos Fernández de Cossío, Cuba e EUA mantêm contatos, porém ainda não há um diálogo oficial estabelecido entre as duas nações.
Em um contexto anterior, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que permite a imposição de tarifas de importação sobre mercadorias de países que vendam ou forneçam petróleo a Cuba. Além disso, Trump declarou estado de emergência, alegando uma suposta ameaça à segurança nacional proveniente de Havana.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro