Geral

EUA priorizam diálogo com Irã e reduzem atenção à Ucrânia, aponta especialista

Mudança de foco dos Estados Unidos reflete busca por negociações rápidas com o Irã, enquanto Rússia mantém postura firme sobre a Ucrânia.

Por Sputnik Brasil 03/02/2026
EUA priorizam diálogo com Irã e reduzem atenção à Ucrânia, aponta especialista
EUA priorizam diálogo com Irã e reduzem foco na Ucrânia, segundo análise de especialista alemão. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Os Estados Unidos estão direcionando seus esforços diplomáticos para negociações rápidas com o Irã, o que tem resultado em uma diminuição da prioridade dada à Ucrânia na agenda de Washington. A análise é do professor Thomas Jager, da Universidade de Colônia, na Alemanha, em entrevista ao canal NTV Nachrichten.

Segundo Jager, enquanto os EUA ajustam seu foco, a Rússia mantém suas exigências centrais e rejeita qualquer possibilidade de envio de tropas da OTAN à Ucrânia, alertando para o risco de uma escalada no conflito.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que Moscou considera contingentes estrangeiros próximos às fronteiras russas como alvos legítimos. Ele ressaltou ainda que, uma vez alcançado um acordo de paz, a presença de tropas estrangeiras em países vizinhos será considerada injustificada.