Geral

Incêndio atinge área técnica do ICESP em São Paulo e provoca transferência de pacientes

Fogo começou em gerador no subsolo do complexo hospitalar; pacientes da UTI foram transferidos e visitas suspensas

02/02/2026
Incêndio atinge área técnica do ICESP em São Paulo e provoca transferência de pacientes
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Correção: A versão anterior desta matéria informava incorretamente o local do incêndio. O incidente ocorreu na área técnica da caldeira e do gerador de energia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), instalada na área externa do prédio do Instituto do Coração (InCor), ambos integrantes do mesmo complexo hospitalar. Segue o texto corrigido:

No início da tarde de sexta-feira, 30, um princípio de incêndio foi registrado no terceiro subsolo do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), atingindo um gerador localizado em área técnica próxima ao Instituto do Coração (InCor - HCFMUSP).

O Corpo de Bombeiros mobilizou oito viaturas e 24 agentes para controlar as chamas. Pessoas precisaram ser retiradas do prédio, e pacientes entubados foram transferidos para outras alas do complexo hospitalar pelos próprios funcionários da unidade.

De acordo com a Polícia Militar, pacientes da UTI receberam suporte adequado e alguns foram encaminhados ao Hospital das Clínicas. A Secretaria de Segurança Pública informou que o fogo foi controlado e a etapa de rescaldo já foi concluída.

Segundo os Bombeiros, o incêndio atingiu o gerador responsável pelo abastecimento de energia do ICESP, instalado em um subsolo compartilhado pelos dois edifícios. No momento do incidente, a Enel realizava um serviço programado na rua, com desligamento da energia. Durante a operação, um dos geradores apresentou falha e pegou fogo, informou a corporação.

Em nota, a Enel esclareceu que o incêndio ocorreu no gerador pertencente ao hospital enquanto a rede elétrica da distribuidora estava desligada para um serviço de emergência na região.

"A companhia já restabeleceu o fornecimento de energia para o InCor e está prestando todo o apoio necessário à instituição. A Enel disponibilizou dois geradores e uma equipe de prontidão para a unidade de saúde", destacou.

A Defesa Civil estadual enviou dois veículos de apoio a desastre ao local, equipados com sistemas robustos de abastecimento elétrico, para garantir energia em salas de cirurgia que poderiam ser afetadas. A Polícia Militar também auxiliou no restabelecimento da energia, protegendo os pacientes.

Elaine Cristina Ferreira, que tentava visitar o marido internado na UTI do InCor, não conseguiu acesso devido à suspensão das visitas por conta da fumaça. "A preocupação é ir embora sem notícia dele", relatou. Não há previsão para retorno das visitas.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou que o incêndio ocorreu na área técnica da caldeira e do gerador de energia do ICESP, instalada na área externa do prédio do InCor, no mesmo complexo hospitalar.

O acidente gerou fumaça, que se espalhou pela área e atingiu também a Secretaria do Estado de São Paulo.