Geral
Ocidente não conseguirá semear discórdia entre Rússia e China, afirma Sergei Shoigu
Secretário do Conselho de Segurança russo destaca solidez da parceria entre Moscou e Pequim diante de pressões ocidentais
O Ocidente busca criar divisões na parceria estratégica entre Rússia e China, mas não terá êxito, afirmou neste domingo (1º) Sergei Shoigu, secretário do Conselho de Segurança da Rússia.
Mais cedo, Shoigu desembarcou na China para uma reunião com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
"Os países ocidentais sonham dia e noite com a possibilidade de criar discórdia na parceria estratégica entre nossos Estados. Gostaria de enfatizar mais uma vez: Moscou e Pequim não ficarão de braços cruzados nem tolerarão insinuações tendenciosas", declarou Shoigu.
De acordo com o dirigente russo, as ações do Ocidente têm sido justificadas por uma suposta ameaça representada tanto pela Rússia quanto pela China.
Shoigu também destacou que os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China, mantêm diálogo ativo e devem seguir com contatos regulares ao longo deste ano.
"Os líderes de nossos países mantêm relações amistosas e conduzem o diálogo mais ativo possível. Portanto, é natural que essa comunicação continue de forma regular neste ano", acrescentou.
O secretário russo afirmou ainda que as conversas com Wang Yi foram bastante produtivas, incluindo a discussão sobre o cronograma de contatos, inclusive em alto nível.
Segundo comunicado oficial, os diálogos também abordaram acontecimentos em diferentes regiões do mundo que impactam os interesses tanto de Moscou quanto de Pequim.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro