Geral

'Demanda por alinhamento': Argentina participará de cúpula militar do Pentágono em Washington

Presença argentina no evento reforça aproximação militar e política do governo Milei com os Estados Unidos

31/01/2026
'Demanda por alinhamento': Argentina participará de cúpula militar do Pentágono em Washington
Delegação argentina participará de cúpula militar do Pentágono, reforçando laços com os EUA. - Foto: © AP Photo / Alex Brandon

O governo argentino confirmou a participação em uma reunião militar organizada pelo Pentágono, que reunirá representantes das Forças Armadas de mais de 30 países. O encontro está marcado para 11 de fevereiro, em Washington.

Para representar o país, o presidente Javier Milei designou o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Marcelo Alejandro Dalle Nogare. A decisão evidencia o alinhamento explícito do governo argentino com os Estados Unidos.

"O que estamos vendo é uma demanda completamente explícita por alinhamento político e militar", avaliou o analista internacional Tadeo Casteglione, em entrevista à Sputnik. Segundo ele, essa relação deixou de ser velada e agora segue uma diretriz direta "vinda de Washington".

Casteglione também destacou o papel geopolítico estratégico da Argentina, apontando o país como "a única conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico, com clara projeção para a Antártida". Na visão do especialista, esse papel não está sendo negociado de forma soberana, mas assumido sob condições que impactam a política externa e de defesa argentina.

Por Sputnik Brasil