Geral

Embaixadora dos EUA chega à Venezuela para reabrir missão diplomática após sete anos

Laura Dogu desembarca em Caracas e marca retomada das relações entre os dois países após rompimento em 2019

31/01/2026
Embaixadora dos EUA chega à Venezuela para reabrir missão diplomática após sete anos
Laura Dogu - Foto: © AP Photo / Andrew Harnik

Laura Dogu, embaixadora dos Estados Unidos, chegou a Caracas neste sábado, 31, para reabrir a missão diplomática norte-americana na Venezuela, encerrada há sete anos devido ao rompimento das relações entre os dois países. A reaproximação acontece quase um mês após uma ação militar ordenada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que resultou na destituição de Nicolás Maduro do cargo.

“Minha equipe e eu estamos prontos para trabalhar”, afirmou Dogu em mensagem publicada no perfil da Embaixada dos EUA na Venezuela na rede X. A publicação incluiu também fotos do desembarque da diplomata no aeroporto de Maiquetia.

Estados Unidos e Venezuela romperam relações diplomáticas em fevereiro de 2019, após decisão de Maduro, e fecharam suas respectivas embaixadas. O impasse ocorreu depois que Trump manifestou apoio ao parlamentar Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino da Venezuela em janeiro daquele ano.

O ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello, aliado próximo de Maduro, declarou no início de janeiro que a reabertura da embaixada norte-americana permitirá ao governo supervisionar o tratamento do ex-presidente deposto, atualmente detido nos EUA.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, a chegada de Dogu integra um cronograma conjunto para “tratar e resolver as diferenças existentes por meio do diálogo diplomático, com base no respeito mútuo e no direito internacional”, conforme mensagem publicada no Telegram.

Com passagens anteriores pelas embaixadas dos EUA na Nicarágua e em Honduras, Dogu desembarcou na Venezuela um dia após a presidente interina, Delcy Rodríguez, anunciar um projeto de lei de anistia para libertar prisioneiros políticos — uma das principais demandas da oposição venezuelana.

Fonte: Associated Press