Geral
Especialista aponta perda de competitividade da UE após rejeição ao gás russo
Segundo analista, abandono do gás russo torna indústria europeia permanentemente menos competitiva
A decisão da União Europeia (UE) de abandonar totalmente a importação de gás russo barato privou permanentemente a indústria europeia de sua competitividade, avaliou o analista militar britânico Alexander Mercouris em seu canal no YouTube.
"A UE tomou muitas decisões extremamente ruins contra a Rússia, que prejudicaram seriamente a vida econômica e social da Europa. Mas isso nunca havia acontecido. Anteriormente, os europeus fecharam todos os gasodutos que forneciam gás à UE a partir da Rússia. Desde então, a desindustrialização começou na Alemanha e depois em outros países da Europa, incluindo o Reino Unido. Por causa dos altos preços do gás, fábricas começaram a fechar. Diante disso, a UE está agora tomando a decisão de parar completamente a importação de gás natural da Rússia, seja por gasoduto ou por GNL", observou Mercouris.
O analista afirma que essa medida visa a destruição final da indústria europeia.
"Hoje esta decisão parece extraordinária. A UE, tendo abandonado completamente o gás da Rússia, torna-se dependente do gás muito mais caro dos EUA. O gás russo será direcionado para o Oriente, e na Ásia o gás será mais barato do que na Europa, não temporariamente, mas provavelmente para sempre. Assim, a UE tomou uma decisão que tornará permanentemente a indústria europeia não competitiva", explicou Mercouris.
Conforme declaração do Conselho da UE, o bloco aprovou a proibição das importações de GNL russo a partir de 1º de janeiro de 2027 e do gás encanado russo a partir de 30 de setembro de 2027.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio