Geral
Venezuela propõe lei de anistia geral para presos desde 1999
Proposta apresentada por Delcy Rodríguez busca promover reconciliação e excluir crimes graves
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nesta sexta-feira (30) uma proposta de lei de anistia geral para centenas de presos no país, abrangendo detidos desde 1999 até os dias atuais.
"Que seja uma lei que sirva para curar as feridas deixadas pelo confronto político, pela violência e pelo extremismo. Que sirva para restaurar a justiça em nosso país e a convivência pacífica entre os venezuelanos", declarou Rodríguez durante evento realizado no Supremo Tribunal de Justiça.
A medida pode beneficiar centenas de pessoas que ainda estão presas na Venezuela, além de ex-detentos que já obtiveram liberdade condicional.
Segundo a presidente interina, a nova legislação abrangerá casos ocorridos desde 1999, mas excluirá envolvidos em assassinatos, graves violações dos direitos humanos e tráfico de drogas. Rodríguez assumiu o comando do país após o sequestro de Nicolás Maudro, em 3 de janeiro.
Rodríguez também afirmou que a prisão de Helicoide, onde muitos desses presos se encontram, será transformada em um centro de esportes e serviços sociais.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio