Geral
TSE recebe até esta sexta sugestões para regras das eleições 2026
Tribunal Superior Eleitoral abre espaço para participação da sociedade na definição das normas do próximo pleito
Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para envio de sugestões ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as regras das eleições de 2026. As contribuições podem ser encaminhadas até as 23h59 por meio do formulário eletrônico disponível no portal da corte: tse.jus.br. As versões iniciais das normas também estão disponíveis para consulta no site.
Pessoas físicas e jurídicas, incluindo partidos políticos, entidades públicas e privadas, além de associações profissionais e acadêmicas, podem participar enviando propostas para aprimorar o processo eleitoral.
Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, o TSE realizará audiências públicas para debater as normas com a sociedade. As audiências ocorrerão de forma presencial e por videoconferência, com transmissão ao vivo de até duas horas pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube e também pela TV Justiça.
No dia 3, a partir das 10h, os debates abordarão temas como pesquisas eleitorais, auditoria e fiscalização, sistemas eleitorais e atos gerais do processo eleitoral. Já no dia 4, também às 10h, serão discutidos o registro de candidaturas, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha e a prestação de contas.
No dia 5, às 11h, o foco será a propaganda eleitoral, representações e reclamações, ilícitos eleitorais, transporte para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e a unificação das normas para o cidadão nas eleições.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio