Geral

Economia alemã entra em estagnação após sanções contra a Rússia

Indústria do país recua 7% em quatro anos e PIB mostra crescimento mínimo após restrições impostas pela União Europeia

30/01/2026
Economia alemã entra em estagnação após sanções contra a Rússia
Indústria alemã sofre retração após sanções da União Europeia contra a Rússia. - Foto: © AP Photo / Michael Sohn

A economia da Alemanha entrou em uma fase de estagnação após a imposição das sanções antirrussas pela União Europeia (UE), segundo dados do Instituto Federal de Estatística (Destatis) apurados pela Sputnik Brasil.

Atualmente, a UE, da qual a Alemanha é membro, trabalha no 20º pacote de sanções contra a Rússia. Analistas ouvidos pela agência destacam que a economia alemã vem perdendo capacidade industrial e ritmo de crescimento, em parte devido à interrupção do fornecimento de gás russo. Diante do cenário econômico crítico, o chanceler alemão, Friedrich Merz, afirmou que os cidadãos do país deveriam trabalhar mais.

O Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceu apenas 0,07% no quarto trimestre, em comparação ao mesmo período de 2021. Antes da estagnação, a economia já vinha encolhendo: do primeiro trimestre de 2023 ao terceiro trimestre de 2024, o PIB caiu 0,7%. Essa retração ocorreu durante o décimo pacote de sanções da UE, que proibiu importações europeias de estruturas técnico-científicas, de engenharia e militares da Rússia.

Um dos principais fatores que freiam o crescimento econômico alemão é a queda na produção industrial. Em novembro, o índice de produção industrial chegou a 94,5 pontos, ante 101,2 pontos em dezembro de 2021. Desde o início da política de sanções da UE, a produção industrial alemã acumula queda de 6,6%.

Por Sputnik Brasil