Geral

Acordo militar entre Grécia, Chipre e Israel busca conter avanço turco, aponta analista

Parceria trilateral mira segurança e exploração de gás diante do fortalecimento da Turquia na região

Sputinik Brasil 29/01/2026
Acordo militar entre Grécia, Chipre e Israel busca conter avanço turco, aponta analista
Grécia, Chipre e Israel firmam acordo militar para conter influência e avanços da Turquia no Mediterrâneo. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Grécia, Chipre e Israel formalizaram, em dezembro de 2025, um acordo trilateral de cooperação militar, abrangendo diálogos estratégicos, além de exercícios e treinamentos conjuntos. Segundo análise da internacionalista Dominique Marques à Sputnik Brasil, a iniciativa surge em resposta a disputas por recursos energéticos e à crescente influência da Turquia no Mediterrâneo Oriental.

Após a descoberta de grandes reservas de gás nos anos 2000, a Turquia intensificou seus esforços por soberania energética, incluindo o envio de navios de guerra para escoltar perfurações no Mediterrâneo. Essas ações, segundo Marques, criam um ambiente de insegurança regional e reacendem temores históricos em países como Grécia e Chipre, que perderam territórios para Ancara após o fim do Império Otomano.

Nesse contexto, a aproximação com Israel se justifica, mesmo diante dos riscos políticos. "Para Grécia e Chipre, é mais seguro assumir o risco de se associar a Israel do que enfrentar a possibilidade de perder capacidade de crescimento econômico devido à exploração turca de gás", avalia Marques. Ela ressalta, contudo, que não se trata de uma ameaça de invasão, mas de perda de influência e oportunidades na região.

Por sua vez, Israel vê na aliança uma forma de romper o isolamento político agravado por suas ações na Palestina. Apesar de Grécia contar com o respaldo da OTAN e Chipre estar sob sua influência, a presença da Turquia na aliança torna a situação ainda mais delicada.