Geral
Trump assina ordem para impor tarifas a países que vendem petróleo para Cuba
Medida estabelece emergência nacional nos EUA e visa pressionar regime cubano com novas sanções comerciais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira, 29, uma ordem executiva que declara emergência nacional e cria um mecanismo para impor tarifas a produtos de países que vendem ou fornecem petróleo para Cuba.
De acordo com a Casa Branca, a medida busca proteger a segurança nacional e os interesses de política externa dos EUA diante das "ações e políticas malignas" do governo cubano.
O novo sistema tarifário autoriza Washington a aplicar tarifas adicionais sobre importações provenientes de qualquer país que forneça petróleo a Cuba, direta ou indiretamente. A ordem também concede ao secretário de Estado, Marco Rubio, e ao secretário de Comércio, Howard Lutnick, plenos poderes para adotar todas as providências necessárias — incluindo a emissão de regras e orientações — para viabilizar a implementação das tarifas.
Nos últimos dias, Trump tem elevado o tom contra o regime cubano. Ontem, o presidente afirmou que "Cuba estará falhando em breve". Segundo fontes do The Wall Street Journal, autoridades americanas buscam identificar agentes infiltrados no governo cubano que possam colaborar em um acordo para derrubar o regime comunista até o fim do ano.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento