Geral

Bolsas europeias avançam, com Londres impulsionada por mineradoras; Frankfurt recua após queda da SAP

Notícias corporativas e balanços movimentam os principais índices europeus; mineradoras elevam Londres, enquanto SAP pressiona Frankfurt.

29/01/2026
Bolsas europeias avançam, com Londres impulsionada por mineradoras; Frankfurt recua após queda da SAP
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

As bolsas europeias operam em sua maioria em alta nesta quinta-feira (29), impulsionadas por resultados corporativos e repercussão das decisões do Federal Reserve nos Estados Unidos. O índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,4%, a 610,71 pontos, por volta das 7h36 (horário de Brasília).

Em Londres, o FTSE 100 era alavancado pelas mineradoras, com destaque para a Antofagasta, que avançava 6,2% após divulgar relatório de produção e em meio à valorização do cobre e do ouro, negociado acima de US$ 5.500 a onça-troy. O grupo de private equity 3i também se destacou, com alta de 12% após apresentar seus resultados trimestrais.

Paris registrava avanço de 0,6%, enquanto Madri tinha valorização de 0,4%, Milão subia 0,50% e Lisboa ganhava 0,44%.

Em contrapartida, Frankfurt recuava 1%, pressionada pela forte queda de 15% das ações da SAP. Apesar de divulgar resultados melhores do que o esperado, a maior empresa de softwares da Europa decepcionou com o crescimento da receita em serviços de nuvem, abaixo das expectativas do mercado.

Entre os bancos, Lloyds caía 0,7% em Londres após balanço, enquanto o Deutsche Bank perdia 2,3% em Frankfurt após resultados e notícias de buscas em escritórios do grupo, relacionadas a investigações de lavagem de dinheiro. O ING recuava 0,9% em Amsterdã, em meio à volatilidade após divulgação de resultados.

No setor de luxo, as ações que dominam o índice parisiense buscavam estabilidade após perdas recentes. A LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton operava próxima à estabilidade.

Nos Estados Unidos, o comunicado do Fed revisou a avaliação do crescimento econômico de moderado para sólido e retirou menção ao aumento dos riscos para o emprego.

Contato: [email protected]

* Com informações da Dow Jones Newswires.