Geral

CPMI do INSS convoca Daniel Vorcaro e ex-presidente do BMG para depoimento

Banqueiros são chamados a prestar esclarecimentos sobre fraudes bilionárias e irregularidades no sistema financeiro

28/01/2026
CPMI do INSS convoca Daniel Vorcaro e ex-presidente do BMG para depoimento
Daniel Vorcaro e ex-presidente do BMG são convocados pela CPMI do INSS para depoimento sobre fraudes. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quarta-feira (28) a convocação dos banqueiros Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e Luis Félix Cardamone Neto, ex-presidente do Banco BMG, para prestarem depoimento à comissão.

Os dois executivos deverão comparecer à CPMI na próxima quinta-feira (5). Daniel Vorcaro é acusado de envolvimento em uma fraude que teria movimentado mais de R$ 12 bilhões, relacionada à venda de créditos considerados falsos ao Banco Regional de Brasília (BRB). Em novembro do ano passado, Vorcaro chegou a receber voz de prisão ao tentar deixar o país durante as investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre crimes contra o sistema financeiro.

Após permanecer detido por dez dias, Vorcaro foi liberado, mas atualmente cumpre prisão domiciliar, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.

Já Luis Félix Cardamone Neto havia sido incluído na lista de convocados pela CPMI em uma etapa anterior dos trabalhos. A decisão considerou o elevado número de reclamações registradas contra o Banco BMG na plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

Por Sputnik Brasil