Geral
Skaf critica Selic alta e alerta para asfixia do setor produtivo
Presidente da Fiesp afirma que juros elevados por longo período prejudicam empresas e freiam investimentos no Brasil.
A manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano por um período prolongado, reforçada nesta quarta-feira (28) pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, está provocando um “quadro de asfixia” que prejudica empresas e desestimula investimentos, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.
Em carta enviada ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, Skaf reconheceu o rigor técnico das decisões da autoridade monetária, mas destacou que o Brasil chegou a um “limite exaustivo”. Segundo ele, com a inflação próxima a 5% ao ano e juros reais em torno de 10%, o cenário se torna insustentável para o setor produtivo.
“Empresas sólidas sofrem desvalorização, a inadimplência cresce em níveis alarmantes e o incentivo ao investimento torna-se inexistente. Por que empreender, inovar ou expandir operações se o capital é mais bem remunerado na inércia da renda fixa?”, questionou Skaf.
O presidente da Fiesp acrescentou que está “cada vez mais difícil encontrar motivos para o adiamento de um ciclo de afrouxamento monetário”, ressaltando que as condições para a redução dos juros já estariam consolidadas. O Copom sinalizou, no comunicado divulgado hoje, que pode iniciar o corte da Selic na próxima reunião, em março.
“Nossa inflação não é fruto de excesso de consumo. Ao contrário, o que assistimos é uma punição ao setor produtivo. Com o custo de capital mais alto do mundo, o ajuste fiscal corre o risco de tornar-se uma ficção contábil, enquanto o crescimento real e a geração de empregos são sacrificados”, concluiu Skaf.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12