Geral
Ministério da Justiça formaliza pedido de extradição de Ramagem aos EUA
Ex-deputado Alexandre Ramagem, condenado pelo STF, teve extradição solicitada ao governo norte-americano após fuga.
O Ministério da Justiça comunicou nesta terça-feira (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que formalizou o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) ao governo dos Estados Unidos.
O encaminhamento foi realizado por via diplomática, através do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada do Brasil em Washington, ao Departamento de Estado norte-americano, em 30 de dezembro de 2025.
Segundo o Ministério, os documentos enviados detalham o andamento das investigações e a condenação do ex-parlamentar.
A solicitação de extradição atende à determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, feita em dezembro do ano passado, após a fuga de Ramagem.
Ramagem deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos em setembro, mês em que o STF julgou e condenou o ex-deputado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras seis pessoas por crimes relacionados a uma tentativa de golpe de Estado. As condenações ocorreram na Primeira Turma do Supremo.
O ex-deputado foi sentenciado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão pelos crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.
A perda do mandato de Ramagem foi declarada com base em dispositivo constitucional que prevê a cassação de parlamentares que faltarem a mais de um terço das sessões deliberativas do ano legislativo. Além disso, após a condenação, ele perdeu os direitos políticos por oito anos.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro