Geral
Por que os Estados Unidos lucram com o mundo em crise?
Especialistas discutem como instabilidades globais favorecem a economia e a estratégia dos EUA.
De conflitos armados a tensões territoriais, os Estados Unidos aparecem repetidamente em cenários de instabilidade global e, muitas vezes, saem economicamente fortalecidos.
Da invasão à Venezuela às tensões no Oriente Médio e no Ártico, as crises se transformam em oportunidades de negócio por meio de vendas de armas, influência política e rearranjos estratégicos. A criação de crises ao redor do mundo é uma estratégia recorrente da política externa americana, seja sob governos republicanos ou democratas? Até que ponto as crises internacionais geram vantagens econômicas e estratégicas para Washington? E como esse modelo impacta o equilíbrio internacional a longo prazo?
Para analisar essas questões, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Tatiana Poggi, professora de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Marx e o Marxismo (Niep-Marx) e do Laboratório de História Econômico-social (Polis), além de Williams Gonçalves, professor aposentado de relações internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).
O debate está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro