Geral

Petrobras reduz em 7,8% preço do gás natural para distribuidoras a partir de fevereiro

Nova queda no valor acompanha oscilações do petróleo, câmbio e, agora, do Henry Hub; redução acumulada chega a 38% desde 2022.

27/01/2026
Petrobras reduz em 7,8% preço do gás natural para distribuidoras a partir de fevereiro
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 27, uma redução média de 7,8% no preço do gás natural vendido às distribuidoras, medida que passa a vigorar a partir de 1º de fevereiro. A informação foi antecipada pela diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Angélica Laureano.

Os contratos de venda de gás natural às distribuidoras preveem ajustes trimestrais na parcela do preço referente à molécula do gás. Essas atualizações seguem as oscilações do petróleo Brent, da taxa de câmbio (R$/US$) e, desde o início deste ano, também consideram a variação do índice Henry Hub, referência do mercado de gás natural dos Estados Unidos.

De acordo com a estatal, desde o início de 2026, começou a vigorar a parcela indexada ao Henry Hub para as distribuidoras que optaram por esse modelo de indexação.

"Importante destacar que as efetivas variações finais dos preços por distribuidora dependerão dos produtos contratados e dos volumes efetivamente retirados, considerando os prêmios criados pela Petrobras a partir de 2024, que possibilitam a redução do preço a depender dos volumes retirados: o prêmio por performance e o prêmio de incentivo à demanda", informou a Petrobras.

A companhia ressaltou ainda que o preço final do gás natural ao consumidor é influenciado não apenas pelo valor da molécula vendida pela Petrobras, mas também pelos custos de transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada empresa, suas margens de lucro e, no caso do GNV (Gás Natural Veicular), pelas margens dos postos de revenda, além dos tributos federais e estaduais.

Segundo a Petrobras, desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendida às distribuidoras já acumula uma redução de cerca de 38%, considerando o novo corte que entra em vigor em fevereiro.