Geral

Pam Salgadinho lança programa para agilizar cirurgias de reconstrução intestinal

Nova iniciativa busca acelerar procedimentos para pacientes com bolsa de colostomia em Maceió

26/01/2026
Pam Salgadinho lança programa para agilizar cirurgias de reconstrução intestinal
Lançamento do Programa de Cirurgia Gastrointestinal no Pam Salgadinho, em Maceió. - Foto: Ascom SMS

Com o objetivo de ampliar e integrar os serviços oferecidos a pacientes ostomizados, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) lançou nesta segunda-feira (26), no Pam Salgadinho, o Programa de Cirurgia de Reconstrução Gastrointestinal. A iniciativa, que começou com a triagem de pacientes, visa acelerar o atendimento à demanda de pessoas que vivem com bolsa de colostomia.

O programa é uma ação do Programa de Órteses e Próteses (Bloco O) do Pam Salgadinho, que realizou um levantamento dos pacientes cadastrados que necessitam do procedimento. A proposta é proporcionar mais qualidade de vida para quem utiliza bolsas de colostomia, facilitando o acesso à cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal.

Segundo Natália Holanda, coordenadora do Bloco O, a equipe do Pam Salgadinho entrou em contato com os pacientes e 36 confirmaram presença para a triagem inicial, etapa fundamental para a realização das cirurgias. O contato com os usuários continuará, a fim de atender toda a demanda da unidade.

O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, destacou que o programa já disponibilizou consultas com cirurgiões do Hospital da Cidade (HC) para o início de fevereiro e, em breve, as cirurgias serão realizadas. “O fluxo será ágil, com atendimentos semanais. Faremos quantas cirurgias forem necessárias: começaremos com 124 pacientes, mas, se houver 500, atenderemos todos”, enfatizou Moura.

De acordo com Sandra Torres, subsecretária de Atenção Especializada da SMS, o Pam Salgadinho acompanha atualmente cerca de 500 pacientes, mas nem todos estão aptos à cirurgia de reconstrução. “Antes de serem incluídos no processo, os pacientes passam por triagem para avaliar se possuem condições clínicas adequadas ao procedimento. A avaliação é feita pela coloproctologista Janaína Gouveia, responsável por analisar o estado de saúde dos usuários”, explicou.

Durante a consulta, são solicitados exames específicos, incluindo colonoscopia, que é realizada no Hospital da Cidade (HC), local onde também ocorrerão as cirurgias de reconstrução intestinal.

Usuários beneficiados

Gabriel José da Silva, 30 anos, morador do bairro Jacintinho, utiliza a bolsa de colostomia há quatro meses e realiza o acompanhamento no Pam Salgadinho. Ele fará a colonoscopia no início de fevereiro, etapa que antecede a cirurgia. “Estou melhorando e, como agora será mais rápido, vou melhorar ainda mais. Se Deus quiser, logo farei a cirurgia e terei uma qualidade de vida melhor”, afirmou.

Lançamento do Programa de Cirurgia Gastrointestinal. Fotos: Ascom SMS