Geral

Trump ameaça impor tarifa de 100% ao Canadá em retaliação a acordo com a China

Ex-presidente dos EUA reage a negociações canadenses com Pequim e eleva tensão diplomática entre os países

25/01/2026
Trump ameaça impor tarifa de 100% ao Canadá em retaliação a acordo com a China
O presidente Donald Trump - Foto: AP/Evan Vucci

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste sábado (24) impor tarifas de 100% sobre produtos fabricados no Canadá caso o governo do primeiro-ministro Mark Carney avance em um acordo comercial com a China.

“Se o governador Carney pensa que vai transformar o Canadá em um 'porto de desembarque' para a China enviar mercadorias e produtos para os EUA, ele está redondamente enganado”, escreveu Trump em sua conta no Truth Social, referindo-se ao premiê canadense como 'governador' — termo já usado por ele ao externar o desejo de ver o Canadá como o 51º estado americano.

Segundo Trump, “a China vai comer o Canadá vivo, devorá-lo completamente, incluindo a destruição de suas empresas, seu tecido social e seu modo de vida em geral”.

O republicano alertou ainda que, “se o Canadá fizer um acordo com a China, será atingido imediatamente com uma tarifa de 100% contra todos os bens e produtos canadenses entrando (nos EUA)”.

As ameaças vêm após o Canadá negociar, neste mês, um acordo para reduzir tarifas sobre veículos elétricos chineses em troca de menores impostos de importação na China sobre produtos agrícolas canadenses.

Diplomacia

A nova escalada tarifária ocorre após Trump e o primeiro-ministro canadense protagonizarem, na semana passada, um embate no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, por meio de discursos indiretos. Sem mencionar Trump diretamente, Carney criticou sua postura.

Na sexta-feira, Trump retirou o convite ao primeiro-ministro canadense para integrar o Conselho da Paz de Gaza, lançado por ele no dia anterior, durante o evento em Davos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.